Já mencionei ela em outro artigo, sobre Planejamento Estratégico. Também postei ela em meu Instagram, artes que revelam a sua importância para uma análise mais aprofundada, que quando cruzadas, permite estratégias assertivas, para solucionar problemas e definir ações contundentes para se obter resultados superiores.
SWOT | Forças Facilitadoras | Forças Dificultadoras |
Análise Interna | Forças Quais são seus pontos fortes, principais forças, qualidades, virtudes ou talentos? | Fraquezas Quais são seus pontos a serem melhorados, principais fraquezas, defeitos ou dificuldades? |
Análise Externa | Oportunidades Que oportunidades existem para você aproveitar estas forças e alcançar seus objetivos? | Ameaças Que ameaças existem pelas suas fraquezas que podem impedir você atingir seus objetivos? |
Existem diversas maneiras de levantar essas informações, tais como: perguntando e fazendo as anotações das respostas, rodada de brainstorming, encaminhar um questionário online com perguntas para levantar as informações, que batizamos como brainwriting. Pegando os resultados das pesquisas de satisfação dos clientes. Compilando as principais reclamações de clientes.
Analisando a avaliação dos colaboradores ou a avaliação de desligamento do colaborador. Correlacionando as não conformidades e retrabalho. Analisando os atrasos na entrega. Isso seguido de Benchmarking, permite uma comparação com o mercado concorrente, um exercício mágico para visualizar o que pode ser uma oportunidade, como aquilo, que deverá ser encarado como ameaça ao sucesso do negócio. Dentre outras, que você pode adotar.
Essa análise é extremamente necessária e fundamental para identificar o que estamos fazendo, como estamos fazendo, o que está sendo reconhecido e evidenciar de maneira objetiva exatamente onde estamos. Essa avaliação seguida de algumas ferramentas da qualidade, ajudam a realizar uma criteriosa análise sobre o que precisamos melhorar e o que, precisará ser revisto, com mais atenção para se evitar maiores problemas no futuro próximo.
É por permitir essa flexibilidade, que ela se torna uma ferramenta prática de gestão. Sendo utilizada por COACH, MENTORES, CONSULTORES, PSICOLOGOS, dentre outros. Ela permite uma visão sintetizada do problema, além de dar norte, sobre aquilo que poderá ser aprimorado ou até descontinuando.
No Planejamento Estratégico, serve como apoio para definir as estratégias assertivas, após análise das forças e fraquezas internas, seguidas da comparação com a concorrência das oportunidades e possíveis ameaças, considerando os fatores externos. Consegue-se definir prioridades de investimento e esforço, para mudar os resultados de qualquer organização. Considerar os cenários, ajuda a elucidar e definir objetivos que sejam capazes de melhorar a visibilidade do negócio, dentro do mercado em que ele atua.
O segredo aqui, é ser criterioso no estudo das informações. Isso trará clareza, rapidez e objetividade ao plano e os caminhos e/ou estratégias que serão percorridos para se alcançar resultados. Além de permitir estabelecer indicadores de controle e monitoramento do andamento do planejamento, permitindo assim, uma gestão à vista.
No Plano de Marketing ou Comercial, conseguimos adaptar a Análise SWOT, conceito quadrante: alta – baixa; com a ferramenta sugeria por Philip Kotler, no livro Marketing de Serviços Profissionais, que demonstra, se a empresa é Estrela ou Pontos de Interrogação, Vaca leiteira ou Abacaxis. Isto considerando a sua participação no mercado, quanto a sua atratividade do mercado x capacidade de competir.
SWOT | Forças Facilitadoras | Forças Dificultadoras |
Atratividade do mercado | Estrela Organização desfruta de elevada participação e que oferece mercados em rápido crescimento | Pontos de Interrogação Os serviços em que ela desfruta apenas de uma participação reduzida e que oferece a mercados em rápido crescimento. |
Capacidade de Competir | Vaca leiteira Os serviços que ela desfruta de elevada participação e oferece mercados que crescem lentamente. | Abacaxis Os serviços em que ela desfruta de uma pequena participação e que são oferecidos a mercados de crescimento lento ou em declínio. |
São muitas as possibilidades e a criatividade, fica por conta de cada usuário desta ferramenta tão necessária para uma gestão. Eu por exemplo, utilizo, ela para minhas auditorias de terceira e segunda parte em empresas, sobre duas óticas. Uma voltada para descobri o que a empresa deseja sobre a qualidade e outra, sobre o que a empresa deseja sobre resultados.
Análise SWOT adaptada para gestão da qualidade:
Aqui procuro fazer uma correlação dos achados da auditoria. A minha preocupação é identificar o quanto a empresa está madura, ou seja, tem a cultura de fazer certo da primeira vez, com foco em satisfazer o cliente, ou o quanto ela está cumprindo com os requisitos para atingir seu objetivo de ser certificada.
SWOT | Forças Facilitadoras | Forças Dificultadoras |
Apta para Acreditação | Pontos Fortes Quando o que a organização faz com maestria, conquistando a satisfação dos cliente externos e internos | Observação Apesar da organização fazer algo que considera relevante, existem falhas que se não corrigidas a tempo, prejudicará a avaliação do cliente. |
Necessário Adequação | Oportunidade de Melhorias A empresa faz algo excepcional, porém existe algo que precisa de ajuste, para atingir a perfeição, com base na boa prática | Não conformidade Existe um perigo ou até mesmo um risco na concepção do processo, com base em aspectos legais ou normativos, ou até mesmo por descumprir com o proposto ou estabelecido. |
Análise SWOT adaptada para gestão de resultados:
Esse quadrante, um misto entre as perspectivas do BSC e Análise SWOT, busco verificar como a empresa se volta para resultados, se procura a melhoria para garantir crescimento e sustentabilidade ou se apenas procura se manter viva no mercado.
SWOT | Forças Facilitadoras | Forças Dificultadoras |
Resultado Superior | Financeiro Quanto ela investe em conhecimento, estrutura e processos, para melhorar a vida do cliente. | Processo Quanto a empresa dedica para padronização de métodos e procedimentos, com objetivo de transformar os processos em sistemas, para gerar resultados confiáveis. |
Resultado Limitado | Cliente O quanto se valoriza o canal do cliente, para adequar produtos, processos e pessoas, na busca por sua satisfação | Conhecimento Quanto incentiva as pessoas para aprimorar seu conhecimento, com foco naquilo que se faz, para melhoria de desempenho. |
Conclusão:
Dei três exemplos diferentes em que o quadrante Alto – Baixo adotado pela análise SWOT, pode servir e ser adaptada a qualquer realidade de empresa, para melhorar a gestão. Desde o planejamento estratégico, onde é frequentemente utilizada, até para avaliar colaboradores, desempenho, qualidade, marketing, comercial e até para avaliar os resultados.
Todo gestor deve conhecer a ferramenta se quiser fazer a diferença. Espero que gostem, curtam e compartilhe com amigos. Em breve, quero falar sobre BSC e os mapeamentos estratégicos. Até mais!
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