Análise SWOT como ferramenta de gestão

Ciclo da Análise SWOT

Por Ronaldo José Damaceno – São Paulo, 09/03/2023

Hoje quero falar de uma metodologia muito prática, a famosa Análise SWOTStrengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportuities (oportunidades) e Threats (ameaças), que no Brasil, batizamos como metodologia FOFA.

Já mencionei ela em outro artigo, sobre Planejamento Estratégico. Também postei ela em meu Instagram, artes que revelam a sua importância para uma análise mais aprofundada, que quando cruzadas, permite estratégias assertivas, para solucionar problemas e definir ações contundentes para se obter resultados superiores.

SWOTForças FacilitadorasForças Dificultadoras
Análise InternaForças   Quais são seus pontos fortes, principais forças, qualidades, virtudes ou talentos?  Fraquezas   Quais são seus pontos a serem melhorados, principais fraquezas, defeitos ou dificuldades?
Análise ExternaOportunidades   Que oportunidades existem para você aproveitar estas forças e alcançar seus objetivos?Ameaças   Que ameaças existem pelas suas fraquezas que podem impedir você atingir seus objetivos?
Análise SWOT tradicional

Existem diversas maneiras de levantar essas informações, tais como: perguntando e fazendo as anotações das respostas, rodada de brainstorming, encaminhar um questionário online com perguntas para levantar as informações, que batizamos como brainwriting. Pegando os resultados das pesquisas de satisfação dos clientes. Compilando as principais reclamações de clientes.

Analisando a avaliação dos colaboradores ou a avaliação de desligamento do colaborador. Correlacionando as não conformidades e retrabalho. Analisando os atrasos na entrega. Isso seguido de Benchmarking, permite uma comparação com o mercado concorrente, um exercício mágico para visualizar o que pode ser uma oportunidade, como aquilo, que deverá ser encarado como ameaça ao sucesso do negócio. Dentre outras, que você pode adotar.

Essa análise é extremamente necessária e fundamental para identificar o que estamos fazendo, como estamos fazendo, o que está sendo reconhecido e evidenciar de maneira objetiva exatamente onde estamos. Essa avaliação seguida de algumas ferramentas da qualidade, ajudam a realizar uma criteriosa análise sobre o que precisamos melhorar e o que, precisará ser revisto, com mais atenção para se evitar maiores problemas no futuro próximo.

É por permitir essa flexibilidade, que ela se torna uma ferramenta prática de gestão. Sendo utilizada por COACH, MENTORES, CONSULTORES, PSICOLOGOS, dentre outros. Ela permite uma visão sintetizada do problema, além de dar norte, sobre aquilo que poderá ser aprimorado ou até descontinuando.

No Planejamento Estratégico, serve como apoio para definir as estratégias assertivas, após análise das forças e fraquezas internas, seguidas da comparação com a concorrência das oportunidades e possíveis ameaças, considerando os fatores externos. Consegue-se definir prioridades de investimento e esforço, para mudar os resultados de qualquer organização. Considerar os cenários, ajuda a elucidar e definir objetivos que sejam capazes de melhorar a visibilidade do negócio, dentro do mercado em que ele atua.

O segredo aqui, é ser criterioso no estudo das informações. Isso trará clareza, rapidez e objetividade ao plano e os caminhos e/ou estratégias que serão percorridos para se alcançar resultados. Além de permitir estabelecer indicadores de controle e monitoramento do andamento do planejamento, permitindo assim, uma gestão à vista.

No Plano de Marketing ou Comercial, conseguimos adaptar a Análise SWOT, conceito quadrante: alta – baixa; com a ferramenta sugeria por Philip Kotler, no livro Marketing de Serviços Profissionais, que demonstra, se a empresa é Estrela ou Pontos de Interrogação, Vaca leiteira ou Abacaxis. Isto considerando a sua participação no mercado, quanto a sua atratividade do mercado x capacidade de competir.

SWOTForças FacilitadorasForças Dificultadoras
Atratividade do mercadoEstrela   Organização desfruta de elevada participação e que oferece mercados em rápido crescimento  Pontos de Interrogação   Os serviços em que ela desfruta apenas de uma participação reduzida e que oferece a mercados em rápido crescimento.
Capacidade de CompetirVaca leiteira   Os serviços que ela desfruta de elevada participação e oferece mercados que crescem lentamente.Abacaxis   Os serviços em que ela desfruta de uma pequena participação e que são oferecidos a mercados de crescimento lento ou em declínio.
Análise de mercado para Plano de Marketing

São muitas as possibilidades e a criatividade, fica por conta de cada usuário desta ferramenta tão necessária para uma gestão. Eu por exemplo, utilizo, ela para minhas auditorias de terceira e segunda parte em empresas, sobre duas óticas. Uma voltada para descobri o que a empresa deseja sobre a qualidade e outra, sobre o que a empresa deseja sobre resultados.

Análise SWOT adaptada para gestão da qualidade:

Aqui procuro fazer uma correlação dos achados da auditoria. A minha preocupação é identificar o quanto a empresa está madura, ou seja, tem a cultura de fazer certo da primeira vez, com foco em satisfazer o cliente, ou o quanto ela está cumprindo com os requisitos para atingir seu objetivo de ser certificada.

SWOTForças FacilitadorasForças Dificultadoras
Apta para AcreditaçãoPontos Fortes   Quando o que a organização faz com maestria, conquistando a satisfação dos cliente externos e internos  Observação   Apesar da organização fazer algo que considera relevante, existem falhas que se não corrigidas a tempo, prejudicará a avaliação do cliente.
Necessário AdequaçãoOportunidade de Melhorias   A empresa faz algo excepcional, porém existe algo que precisa de ajuste, para atingir a perfeição, com base na boa práticaNão conformidade   Existe um perigo ou até mesmo um risco na concepção do processo, com base em aspectos legais ou normativos, ou até mesmo por descumprir com o proposto ou estabelecido.
Análise dos registros de Auditoria

Análise SWOT adaptada para gestão de resultados:

Esse quadrante, um misto entre as perspectivas do BSC e Análise SWOT, busco verificar como a empresa se volta para resultados, se procura a melhoria para garantir crescimento e sustentabilidade ou se apenas procura se manter viva no mercado.

SWOTForças FacilitadorasForças Dificultadoras
Resultado SuperiorFinanceiro   Quanto ela investe em conhecimento, estrutura e processos, para melhorar a vida do cliente.  Processo   Quanto a empresa dedica para padronização de métodos e procedimentos, com objetivo de transformar os processos em sistemas, para gerar resultados confiáveis.
Resultado LimitadoCliente   O quanto se valoriza o canal do cliente, para adequar produtos, processos e pessoas, na busca por sua satisfaçãoConhecimento   Quanto incentiva as pessoas para aprimorar seu conhecimento, com foco naquilo que se faz, para melhoria de desempenho.
Análise de como a empresa enxerga os resultados

Conclusão:

Dei três exemplos diferentes em que o quadrante Alto – Baixo adotado pela análise SWOT, pode servir e ser adaptada a qualquer realidade de empresa, para melhorar a gestão. Desde o planejamento estratégico, onde é frequentemente utilizada, até para avaliar colaboradores, desempenho, qualidade, marketing, comercial e até para avaliar os resultados.  

Todo gestor deve conhecer a ferramenta se quiser fazer a diferença. Espero que gostem, curtam e compartilhe com amigos. Em breve, quero falar sobre BSC e os mapeamentos estratégicos. Até mais!

Leia mais no blog

As mais lidas no blog

Apoio

Já imaginou ter toda a rotina da sua empresa nas nuvens? Pois esta é exatamente a proposta do módulo ATRIA.NET: Proporcionar a você ter uma experiência inteiramente online do sistema de informação laboratorial ATRIA.LIS, operando totalmente em ambiente Cloud! E você pode se perguntar: como isso é possível? Bom, tudo isso é feito através da tecnologia de computação em nuvens (Cloud Computing).
Ao operar totalmente via nuvens, o Atris LIS/NET traz enorme flexibilidade para o gerenciamento da rotina da sua empresa, além da gigantesca economia, decorrente da dispensabilidade de inúmeros recursos de infraestrutura, como, por exemplo, os servidores locais.
Seja para um laboratório de análises clínicas ou para uma clínica de diagnóstico por imagem, toda a rotina diária da instituição poderá ser gerenciada de forma integralmente online e com a segurança que só o nosso sistema proporciona.
Pensou que as vantagens do ATRIA.LIS/NET terminaram por aí? Nada disso! Além de todos os benefícios já listados, nosso módulo também conta com integração completa a todos os principais sistemas hospitalares existentes no mercado.
Quer saber mais? Entre em contato conosco através no nosso link da bio.
Esperamos por você!

#planejamentoestrategico #mapeamento estratégico #bsc #sowt #5w2h #smart #pdca #gestao

Siga e compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress