Ronaldo José Damaceno – São Paulo, 27/11/2020
O que é qualidade
Falar de qualidade é de uma responsabilidade tamanha, pois é um tema amplamente discutido no mundo todo, com vários pensadores, filósofos, professores, engenheiros e escritores, que contribuíram e muito com a gestão moderna voltada para produção e para qualidade. São várias definições sobre o mesmo tema, mas todas com muita correlação.
Neste podcast AQFPV, vamos então as definições que considero imprescindíveis para compreensão e definição da amplitude, para depois definir uma que combine com o título do livro: A Qualidade Fazendo Parte de Você!
Definições de Qualidade
ABNT: Grau para que um conjunto de características inerentes satisfaça aos requisitos do cliente e partes interessadas.
ISO 9000: Qualidade é a totalidade das características de um produto ou serviço que determinam a sua capacidade de corresponder às expectativas do cliente – ISO9000.
Juran: Qualidade é a adequação para o uso.
Crosby: Qualidade é a conformidade com os requisitos.
ASCQ: Qualidade é a totalidade das características de um produto ou serviço que determinam a sua capacidade de corresponder às expectativas do cliente.
Peter Drucker: Qualidade não é o que o fornecedor dá, mas o que o consumidor recebe e está disposto a pagar.
Deming: Qualidade é a fabricação econômica de um produto que preenche os requisitos do mercado, ou seja, é a mudança contínua.
Feigenbaum: Qualidade é o que o freguês diz que é.
Dicionário da Língua Portuguesa
- Qualidade:
- a) atributo que designa uma característica boa de algo ou de alguém; virtude ou dom: o último concerto daquela banda é de uma qualidade indiscutível.
- b) característica particular de um objeto ou de um indivíduo (bom ou mau): uma das qualidades dos metais é sua resistência.
- c) traço positivo inerente que faz alguém ou algo se sobressair em relação aos demais; excelência, talento, virtude
- d) grau de perfeição, de precisão ou de conformidade a certo padrão: “Falta uma outra espécie de parâmetro que defina qualidade, no universo musical. Uns fazem canções, outros fazem som, alguns fazem barulho”.
Conceito adotado para Gestão na Saúde:
Entende-se como qualidade de um produto ou serviço aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente, ou seja:
a) que atende perfeitamente = Projeto perfeito
b) de forma confiável = sem defeitos
c) de forma acessível = Baixo Custo
d) de forma segura = Segurança tanto de quem executa como de quem recebe o produto/ serviço
e) no tempo certo = Entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa.
Qualidade na versão de A Qualidade Fazendo Parte de Você!
Você precisará ser crítico com aquilo que se prontificou a fazer na busca em atender as necessidades e com objetivo de superar as expectativas para assim garantir a satisfação do cliente e ser avaliado como alguém que tenha qualidade.
Ouça o Podcast AQFPV no Spotify agora!
Você já leu ou ouviu o primeiro episódio?
Conheça os Negócios da Acreditare Gestores
Ouça também no Pocket Casts
Ouça em outras plataformas
Podcast AQFPV no YouTube
Webinar Café & Gestão
Depoimento sobre o Podcast AQFPV
Assista ao depoimento do Cairo Cananea da Conectivo sobre o podcast
Ou se preferir, pode escolher por aqui pelo RSS
Esse podcast AQFPV, leva o nome do livro “A Qualidade Fazendo Parte de Você!” é patrocinado pela Acreditare Gestores e pela RD Consultoria, idealizado e comandado por Ronaldo José Damaceno.
Leia mais sobre o Podcast AQFPV
- Descanso e Qualidade: Meditação e Relaxamento para o Sucessopor Ronaldo DamacenoDescubra como meditação, contemplação da natureza e relaxamento podem transformar sua qualidade de vida e elevar seus resultados a níveis superiores.
- Crenças Transformadoras: Liberte-se e Alcance Seus Objetivospor Ronaldo DamacenoQuanto mais fé você tiver em você, mais se apaixonará pelo que faz e qualquer resultado será oportunidade de melhoria em busca do sucesso e da felicidade!
- Correlação do Livro com a Tríade Ser – Fazer – Terpor Ronaldo DamacenoDescubra como o título ‘A Qualidade Fazendo Parte de Você!’ se correlaciona com a tríade Ser-Fazer-Ter, promovendo liderança e melhoria contínua.
- Você é a Diferença que a Gestão da Qualidade Precisapor Ronaldo DamacenoSendo assim, cultive uma mentalidade positiva, fortaleça sua autoconfiança, invista em conhecimentos de gestão e no seu desenvolvimento pessoal e faça diferença
- Você é aquilo que faz diariamente e sistematicamentepor Ronaldo DamacenoSaiba como evoluir sistemicamente, se inspirando em exemplos de sucesso e utilizando do conhecimento para obter resultados superiores.
Apoio
Acreditare Gestores
Entrevistas Acreditare
Podcast Você em Evidência
Podcast AQFPV: A Qualidade Fazendo Parte de Você!
Livro A Qualidade Fazendo Parte de Você!
Livro: Acredite, você pode ter alta performance!
newsletter
- Os segredos de sucesso da mentalidade vencedoraPrepare-se para desvendar o que separa os melhores dos bons e dar o próximo passo rumo ao sucesso com resultados de alta performance.
- Descubra Agora o que a Gestão da Qualidade ProporcionaA qualidade é o alicerce para conquistar a credibilidade, a segurança, a confiabilidade, a sustentabilidade e a competitividade no mercado.
- Aprimorando a Qualidade no Serviço de SaúdeSatisfação do Paciente | A melhoria contínua dos serviços de saúde é uma jornada que exige dedicação, investimento e um compromisso constante com a qualidade.
- Conquiste Clientes Com Resultados de Alta PerformanceConquiste Clientes e Supere Limites: A Jornada da Melhoria Contínua contribuir com a gestão de alta performance
- Qualidade é ser melhor no que faz sempre continuadamenteSer o melhor no que faz é um objetivo alcançável para qualquer pessoa disposta a investir no desenvolvimento de habilidades e buscar sempre a melhoria contínua
1 comentário em “O que é qualidade?”
Pingback: Saiba qual importância tem Gestão da Qualidade para Saúde