Por Ronaldo José Damaceno – São Paulo, 30/11/2020
Mensagem do livro A Qualidade Fazendo Parte de Você: Se qualidade significa satisfação com os resultados desejados, então trilhar esse caminho é se direcionar para a felicidade.
Quando analisamos as principais definições da qualidade, logo percebemos que elas são textos desafiadores de ações individuais para se atingirem melhores resultados da equipe de trabalho, é como se os pensadores soubessem que é preciso ganhar o indivíduo para depois conquistar o coletivo.
A qualidade implica em satisfazer as necessidades e os desejos do cliente. Posto isto, significa que a qualidade de um produto depende da forma como este responde às preferências do cliente. Também se pode dizer que a qualidade significa oferecer valor ao cliente, consumidor ou utilizador.
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Qualidade é sinônimo de Satisfazer o Cliente
Utilizando isso como parâmetro, podemos definir que qualidade significa satisfazer o cliente cumprindo com os resultados desejados, onde quanto mais eficazes formos neste sentido, mais perto estaremos da felicidade, que tem como definição, a qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar. Digo isso, por entender que quando fazemos alguém feliz, automaticamente nós sentimos felizes.
A liderança deve incentivar seus colaboradores a compreenderem as necessidades dos clientes, bem como, diagnosticar suas expectativas, para que a empresa tenha condições de agregar valor a seus produtos e/ou serviços, que sejam capazes de suprir estes desejos. Imagine que o prazo de entrega do exame seja de 3 dias e você sabe que o paciente precisa deste resultado para confirmar a cirurgia, e você consiga liberar o resultado em dois dias, perceba que o cliente ficará feliz e grato pelo seu empenho e agregará a essa ação, valor para a empresa.
Agora imagina que você trabalha em uma floricultura e você consegue identificar que o cliente gostaria de encantar a pessoa amada, comprando um buque de rosas, você automaticamente oferece um cartão que personalizado com mensagens que demonstre o carinho e amor, valorizando ainda mais as rosas. Com certeza o cliente terá uma visão mais apaixonada por sua empresa, ao saber que você ajudou a ele em sua conquista.
O caminho da qualidade, com certeza te levará para o caminho da felicidade, da gratidão, da satisfação do serviço cumprido.
O que você vai ouvir aqui
Neste podcast AQFPV resolvi falar porque escolhi a simplicidade como metodologia de trabalho, inclusive para escrever o livro: A Qualidade Fazendo Parte de Você!
Esta receita nunca falhou! Você passa a dar o melhor de si justamente quando compreende a simplicidade do conceito e passa a fazer com objetividade. Ao atuar desta forma, não há como não se apaixonar pelo contínuo processo de buscar resultados cada vez melhores, evitando atalhos.
Em geral, as pessoas e empresas não acreditam no conceito da simplicidade no momento de implantar uma eficiente gestão da qualidade. Na verdade, todos esperam que esse tipo de empreendimento exija soluções caras, difíceis e complexas, geralmente com base em soluções importadas de países mais desenvolvidos ou de empresas internacionais.
O brasileiro, em geral, costuma fazer assim porque ainda não aprendeu a se respeitar. Com isso, a maioria desperdiça ideias extraordinárias que podem ser facilmente extraídas de soluções criadas dentro de nossa própria cultura. Este quadro acaba gerando distorções graves. Há casos em que colaboradores se sacrificam por um conjunto de técnicas que acabam produzindo custos ainda mais altos, frustrando os benefícios da gestão.
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Esse podcast AQFPV, leva o nome do livro “A Qualidade Fazendo Parte de Você!” é patrocinado pela Acreditare Gestores e pela RD Consultoria, idealizado e comandado por Ronaldo José Damaceno.
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