Por Ronaldo José Damaceno CEO da Acreditare Gestores
Descubra como o título ‘A Qualidade Fazendo Parte de Você!’ se correlaciona com a tríade Ser – Fazer – Ter, promovendo liderança e melhoria contínua.
O título “A Qualidade Fazendo Parte de Você!” carrega um significado profundo e intencional. Quando pensei neste título, vieram à minha mente três intenções principais, que desejo compartilhar com vocês. Essas intenções estão profundamente enraizadas na tríade Ser – Fazer – Ter, um conceito que acredito ser fundamental para a implantação e manutenção da qualidade em qualquer organização.
Primeira Intenção: Ser – Fazer – Ter
A primeira intenção ao escolher o título foi mostrar às pessoas que a implantação da qualidade deve seguir o trinômio Ser – Fazer – Ter. Esse conceito enfatiza que, antes de fazer, é preciso ser. Isso significa que é necessário construir valores e relacionamentos sólidos. Ser representa a essência e os princípios que orientam nossas ações.
Somente após incorporar esses valores e relacionamentos, é que podemos fazer de forma planejada e com foco em resultados. Fazer envolve a execução de ações concretas baseadas nos princípios e valores já estabelecidos. Finalmente, o ter é o resultado desse processo. Ter é a consequência natural de ser e fazer. A qualidade se desenvolve inicialmente de acordo com este conceito, onde cada etapa é fundamental para o sucesso das seguintes.
Segunda Intenção: Liderança na Gestão da Qualidade
A segunda intenção é ajudar as lideranças, como gestores, gerentes, coordenadores e supervisores, na execução de uma efetiva Gestão da Qualidade. Em geral, todos tendem a cobrar de modo enérgico o envolvimento dos seus comandados ao longo da implantação do projeto. Contudo, é necessário destacar que os colaboradores de uma organização normalmente são convencidos a se comprometer e a se envolver nas ações de busca por melhorias não por simples pressão, mas por meio do exemplo dado pelas suas lideranças.
As lideranças devem demonstrar que vale a pena lutar, cair e reerguer-se com resiliência dentro do esforço em prol de uma causa. Esse esforço representa o conjunto de valores e objetivos da organização. Quando as lideranças exemplificam esses valores, elas inspiram e motivam seus colaboradores a seguir o mesmo caminho, tornando a qualidade uma parte integrante da cultura organizacional.
Terceira Intenção: Qualidade como um Processo Contínuo
A terceira intenção é mostrar que a qualidade tem dia e hora para começar, mas não tem data para acabar. É uma luta constante para fazer sempre o certo, buscando a perfeição na tarefa de atender às necessidades de alguém. Confesso que isto me faz pensar nos ensinamentos bíblicos, no amor divino de melhorar a pessoa com o objetivo de amar o próximo como a si mesmo.
Esse pensamento tomou conta de mim desde a primeira palestra, os primeiros livros, até os dias de hoje. Sonho com um mundo mais próspero, repleto de pessoas comprometidas com a felicidade e desenvolvimento sustentável, ganhando seu dinheiro dignamente pelos seus esforços em servir ao próximo com amor e dedicação, bem como oferecendo todo seu talento por um mundo melhor.
Reflexões e Motivação
Neste livro, você encontrará reflexões que motivarão você a desenvolver a qualidade de dentro para fora. Existem muitos livros sobre ferramentas, princípios e até passo a passo a respeito da qualidade em organizações; porém, aqui, exploro o tema a partir do íntimo do ser humano. Meu objetivo é que, ao terminar o livro, a qualidade esteja de fato impregnada no seu ser, a fim de que você possa fazer com máxima clareza e, na ponta, finalmente alcance o que deseja ter para si e para as pessoas que você ama.
Conclusão
Lembrem-se: você terá qualidade quando acreditar em suas competências e fazer suas atividades rotineiras com afinco, dedicação e amor, de maneira que satisfaça o cliente. O título “A Qualidade Fazendo Parte de Você!” não é apenas uma frase; é uma filosofia que se alinha perfeitamente com a tríade Ser – Fazer – Ter. É um convite para todos nós incorporarmos a qualidade em nossas vidas e ações, transformando-a em um valor intrínseco que guiará nossas jornadas pessoais e profissionais rumo ao sucesso sustentável.
Conheça os Negócios da Acreditare Gestores
Ouça também no Pocket Casts
Ouça em outras plataformas
Podcast AQFPV no YouTube
Webinar Café & Gestão
Depoimento sobre o Podcast AQFPV
Assista ao depoimento do Cairo Cananea da Conectivo sobre o podcast
Ou se preferir, pode escolher por aqui pelo RSS
Esse podcast AQFPV, leva o nome do livro “A Qualidade Fazendo Parte de Você!” é patrocinado pela Acreditare Gestores e pela RD Consultoria, idealizado e comandado por Ronaldo José Damaceno.
Leia mais sobre o Podcast AQFPV
- Descanso e Qualidade: Meditação e Relaxamento para o Sucessopor Ronaldo DamacenoDescubra como meditação, contemplação da natureza e relaxamento podem transformar sua qualidade de vida e elevar seus resultados a níveis superiores.
- Crenças Transformadoras: Liberte-se e Alcance Seus Objetivospor Ronaldo DamacenoQuanto mais fé você tiver em você, mais se apaixonará pelo que faz e qualquer resultado será oportunidade de melhoria em busca do sucesso e da felicidade!
- Correlação do Livro com a Tríade Ser – Fazer – Terpor Ronaldo DamacenoDescubra como o título ‘A Qualidade Fazendo Parte de Você!’ se correlaciona com a tríade Ser-Fazer-Ter, promovendo liderança e melhoria contínua.
- Você é a Diferença que a Gestão da Qualidade Precisapor Ronaldo DamacenoSendo assim, cultive uma mentalidade positiva, fortaleça sua autoconfiança, invista em conhecimentos de gestão e no seu desenvolvimento pessoal e faça diferença
- Você é aquilo que faz diariamente e sistematicamentepor Ronaldo DamacenoSaiba como evoluir sistemicamente, se inspirando em exemplos de sucesso e utilizando do conhecimento para obter resultados superiores.
Apoio
Acreditare Gestores
Entrevistas Acreditare
Podcast Você em Evidência
Podcast AQFPV: A Qualidade Fazendo Parte de Você!
Livro A Qualidade Fazendo Parte de Você!
Livro: Acredite, você pode ter alta performance!
newsletter
- Encontre a Felicidade na Simplicidade e Conquiste a PazDescubra como abandonar a competição e valorizar o presente pode transformar sua vida, levando você a encontrar a verdadeira felicidade e paz interior.
- Os segredos de sucesso da mentalidade vencedoraPrepare-se para desvendar o que separa os melhores dos bons e dar o próximo passo rumo ao sucesso com resultados de alta performance.
- Descubra Agora o que a Gestão da Qualidade ProporcionaA qualidade é o alicerce para conquistar a credibilidade, a segurança, a confiabilidade, a sustentabilidade e a competitividade no mercado.
- Aprimorando a Qualidade no Serviço de SaúdeSatisfação do Paciente | A melhoria contínua dos serviços de saúde é uma jornada que exige dedicação, investimento e um compromisso constante com a qualidade.
- Conquiste Clientes Com Resultados de Alta PerformanceConquiste Clientes e Supere Limites: A Jornada da Melhoria Contínua contribuir com a gestão de alta performance
1 comentário em “Correlação do Livro com a Tríade Ser – Fazer – Ter”
Pingback: Webinar Café & Gestão: A Qualidade Fazendo Parte de Você!