O que é qualidade?

O que é Qualidade?

Ronaldo José Damaceno – São Paulo, 27/11/2020

Falar de qualidade é de uma responsabilidade tamanha, pois é um tema amplamente discutido no mundo todo, com vários pensadores, filósofos, professores, engenheiros e escritores, que contribuíram e muito com a gestão moderna voltada para produção e para qualidade. São várias definições sobre o mesmo tema, mas todas com muita correlação.

Neste podcast AQFPV, vamos então as definições que considero imprescindíveis para compreensão e definição da amplitude, para depois definir uma que combine com o título do livro: A Qualidade Fazendo Parte de Você!

ABNT: Grau para que um conjunto de características inerentes satisfaça aos requisitos do cliente e partes interessadas.

ISO 9000: Qualidade é a totalidade das características de um produto ou serviço que determinam a sua capacidade de corresponder às expectativas do cliente – ISO9000.

Juran: Qualidade é a adequação para o uso.

Crosby: Qualidade é a conformidade com os requisitos.

ASCQ: Qualidade é a totalidade das características de um produto ou serviço que determinam a sua capacidade de corresponder às expectativas do cliente.

Peter Drucker: Qualidade não é o que o fornecedor dá, mas o que o consumidor recebe e está disposto a pagar.

Deming: Qualidade é a fabricação econômica de um produto que preenche os requisitos do mercado, ou seja, é a mudança contínua.

Feigenbaum: Qualidade é o que o freguês diz que é.

Dicionário da Língua Portuguesa

  • Qualidade:
  • a) atributo que designa uma característica boa de algo ou de alguém; virtude ou dom: o último concerto daquela banda é de uma qualidade indiscutível.
  • b) característica particular de um objeto ou de um indivíduo (bom ou mau): uma das qualidades dos metais é sua resistência.
  • c) traço positivo inerente que faz alguém ou algo se sobressair em relação aos demais; excelência, talento, virtude
  • d) grau de perfeição, de precisão ou de conformidade a certo padrão: “Falta uma outra espécie de parâmetro que defina qualidade, no universo musical. Uns fazem canções, outros fazem som, alguns fazem barulho”.

Conceito adotado para Gestão na Saúde:

Entende-se como qualidade de um produto ou serviço aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente, ou seja:

a) que atende perfeitamente = Projeto perfeito

b) de forma confiável = sem defeitos

c) de forma acessível = Baixo Custo

d) de forma segura = Segurança tanto de quem executa como de quem recebe o produto/ serviço

e) no tempo certo = Entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa.

Qualidade na versão de A Qualidade Fazendo Parte de Você!

Você precisará ser crítico com aquilo que se prontificou a fazer na busca em atender as necessidades e com objetivo de superar as expectativas para assim garantir a satisfação do cliente e ser avaliado como alguém que tenha qualidade.

Você já leu ou ouviu o primeiro episódio?

Assina nossos podcast no YouTube, aproveite e se inscreva em nosso canal.
Assista aos Webinar Café & Gestão

Assista ao depoimento do Cairo Cananea da Conectivo sobre o podcast

Apoio

Acreditare Gestores

Conheça Acreditare Gestores

Entrevistas Acreditare

Entrevistas Acreditare na Rede ConecTv

Podcast Você em Evidência

Podcast Você em Evidência

Podcast AQFPV: A Qualidade Fazendo Parte de Você!

Podcast AQFPV

Livro A Qualidade Fazendo Parte de Você!

Livro: A Qualidade Fazendo Parte de Você!

Livro: Acredite, você pode ter alta performance!

newsletter

Siga e compartilhe nas redes:

1 comentário em “O que é qualidade?”

  1. Pingback: Saiba qual importância tem Gestão da Qualidade para Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress