A qualidade é simples! É nós que complicamos ela

A qualidade é simples

Por Ronaldo José Damaceno – São Paulo, 27/11/2020

O que me motivou a escrever este livro foi o fato de que muitos me perguntavam: como soluções simples podem funcionar na implantação de um sistema de gestão da qualidade na área de saúde?

Normalmente, ouço esta pergunta justamente porque em minhas apresentações eu sempre procuro mostrar como é possível alcançar resultados ambiciosos em termos de qualidade, a partir de ações claras e descomplicadas. Admito que este seja o grande segredo e diferencial da RD Consultoria. Gosto da simplicidade em tudo o que faço e busco aprimorar cada vez mais as minhas ações e atitudes para que elas sejam simples, mas eficazes na busca dos RD – Resultados Desejados.

Acredito que minha fé na simplicidade vem de berço. Sou filho de pessoas humildes, pois minha mãe é empregada doméstica e meu pai segurança de clube. Minha família veio da fazenda e muitos trabalharam como operários. Eu, por outro lado, nasci e sempre morei na cidade. Nos estudos, fui privilegiado, pois fiz faculdade, pós-graduação e MBA em ótimas escolas. Apesar desta robusta base cultural, confesso que foi por meio de minhas experiências mais pessoais que encontrei este segredo do meu sucesso profissional: os conhecimentos mais profundos podem ser expressos em linguagem simples e direta, tal como faziam meus pais, tios e avós.

Neste podcast AQFPV resolvi falar porque escolhi a simplicidade como metodologia de trabalho, inclusive para escrever o livro: A Qualidade Fazendo Parte de Você!

Esta receita nunca falhou! Você passa a dar o melhor de si justamente quando compreende a simplicidade do conceito e passa a fazer com objetividade. Ao atuar desta forma, não há como não se apaixonar pelo contínuo processo de buscar resultados cada vez melhores, evitando atalhos.

Em geral, as pessoas e empresas não acreditam no conceito da simplicidade no momento de implantar uma eficiente gestão da qualidade.  Na verdade, todos esperam que esse tipo de empreendimento exija soluções caras, difíceis e complexas, geralmente com base em soluções importadas de países mais desenvolvidos ou de empresas internacionais. O brasileiro, em geral, costuma fazer assim porque ainda não aprendeu a se respeitar. Com isso, a maioria desperdiça ideias extraordinárias que podem ser facilmente extraídas de soluções criadas dentro de nossa própria cultura. Este quadro acaba gerando distorções graves. Há casos em que colaboradores se sacrificam por um conjunto de técnicas que acabam produzindo custos ainda mais altos, frustrando os benefícios da gestão.

Você já leu ou ouviu o primeiro episódio?

Você poderá ouvir e ver pelo Spotify:

Ouça também no Pocket Casts:

Ouça em outras plataformas:

Assista ao depoimento do Cairo Cananea da Conectivo sobre o podcast

Ou se preferir, pode escolher por aqui pelo RSS

#podcast #aqualidadefazendopartedevoce #aqfpv #podcastaqfpv #ronaldojosedamaceno #ronaldodamaceno #acreditaregestores

LEIA MAIS

Esse podcast AQFPV, leva o nome do livro A Qualidade Fazendo Parte de Você!” é patrocinado pela Acreditare Gestores e pela RD Consultoria, idealizado e comandado por Ronaldo José Damaceno.

Siga e compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress