Por Ronaldo José Damaceno – Acreditare Gestores, São Paulo, 04/01/2023
Quando escrevi essa mensagem, foi com a intenção de gravar um podcast. O tempo passou, cheguei a postar no Instagram, mas esqueci de gravar. Hoje retomei as gravações e queria algo especial, de acordo com o período do ano, janeiro de 2023 e essa pendência caiu como uma luva.
Mensagem publicada no Instagram
Que o amor faça parte de nossas vidas, inclusive obre aquilo que fazemos para que a qualidade seja apenas um detalhe.
A princípio, para sobressair os nossos diferenciais é preciso empregar o amor ao que se faz. Pessoas que dedicam sua atenção, com carinho e amor ao próximo, com certeza, são reconhecidas como seres especiais, fazendo a diferença em suas profissões, sendo consideradas, como profissionais de alta qualidade.
Inegavelmente essas pessoas são autênticas, furando a bolha geralmente praticada pela sociedade. Já que fazem tudo com naturalidade, com prazer, oferecendo a sua melhor versão, para satisfazer seus clientes.
Autenticidade como diferencial
Perceba que é comum encontrarmos em feiras artesanais, pessoas vendendo objetos e fica fácil identificar quando estamos falando diretamente com o artista ou com o representante.
Fica fácil, porque o autor da obra, enriquece a venda com detalhes, dizendo como foi feito, qual o objetivo que ele queria alcançar com aquilo, contagiando nossas emoções com sentimentos. E mesmo que essa obra seja fraca, acabamos convencidos a comprá-la. Pois teremos uma história para contar ao apresentá-la aos nossos amigos especiais.
Isso vale para qualquer atividade ou cargo profissional. Costumo identificar pessoas que entregam a alma ao atendimento de excelência. Recepcionistas e/ou atendentes de telefone, passam confiança, segurança e atenção plena ao que falamos, imprimindo a ideia para quem é atendido por elas, de que são únicos e especiais. Essas atendentes (recepcionistas ou atendentes de telefone) utilizam da empatia e transformam aquele momento em algo especial para o nosso dia.
Utilize da simplicidade
Existem frentistas de posto de gasolina, que fazem a venda de outros produtos, por simplesmente, aplicarem amor em atender, falar, observar e questionar se precisamos de mais alguma coisa. Costumo dizer que quando uma pessoa sente prazer em receber visitas em casa, que empresta os ouvidos para uma escuta ativa, que olha em nossos olhos, preocupados com nossas reações, provocam uma sensação de amizade e isso, faz toda diferença.
Cabe dizer que isso precisa ser natural, pois quem recebe esse contato, sabe diferenciar Scripts de ações voluntárias e espontâneas. Aliás, afirmo aqui, que os Scripts devem existir para ajudar na interação, mas deve ser limitado a isso, evitando frases prontas e robotizadas, que quebram a interação e humanização, deixando o atendimento ainda mais frio e calculista, fazendo com que quem recebe, sinta-se apenas mais um.
Balconistas e garçons, que já receberam várias dedicações em músicas sertanejas e bregas, mostrando o valor da sua escuta ativa, no diálogo sincero àqueles que estão embriagados ou desiludidos no amor e com a vida. Quantas pessoas já passaram e continuarão passando por isso, procurando um ouvido amigo para despejar suas angústias e sofrimento?
As pessoas querem se relacionar
Pessoas querem se relacionar, se sentir felizes por serem ouvidas e respeitadas, abominando o efeito miojo. O atendimento instantâneo é uma opção para pessoas que querem velocidade, que não querem perder tempo com burocracias, porém, para quem possui dúvidas, queixas e estão em busca de opinião, o efeito é desastroso, pois elas querem ser cortejadas, amadas e especiais.
Acredito que as empresas precisam buscar opções, seguindo o exemplo dos pedágios: um misto de catracas automáticas e catracas com pessoas, que permite a escolha do atendimento, de acordo com o perfil do cliente, evitando correr risco de perdê-los. Perceba, que em meio a tantas opções de bancos digitais, os bancos com maior referência, são os primes, os personnalites e os que valorizam atendimento VIP – Very Important Person (pessoa muito importante).
Um dia desses, participei de um evento de empreendedores e fiquei surpreso em ver pessoas felizes por andar de limosine, se sentido especiais. E ela era compartilhada com várias pessoas, ou seja, uma lotação. Ninguém reclama do veículo e da sua condução, quando trabalhamos o sentimento, a impressão e a sensação de fazer você se sentir especial.
Lembro que fui andar de bondinho, guiado por cabos elétricos, com lotação apertada, a mesma de um ônibus de transporte de passageiros, mas sem nenhum conforto ou ar-condicionado e com velocidade extremamente reduzida. O que chamou atenção é que o valor da passagem, tinha o preço de 5 vezes a mais, de um ônibus de transporte coletivo. Mas vamos compreender a necessidade e aplicar as ferramentas da qualidade para interpretar. Pegamos o ônibus todo cheio de conforto para irmos trabalhar. Já o bondinho, todo lento e sem conforto, para nós divertir.
Sentimentos e as emoções
O segredo está no sentimento e nas emoções. Quanto mais pertos estivermos da felicidade, mais pertos estaremos do valor. E quanto mais pertos estivermos das obrigações, mais pertos estaremos do preço e das tristeza.
Hoje temos uma frase nova na moda, Gatilhos Mentais. Com várias pessoas ensinando a como persuadir, influenciar e a criar camadas para captar sua atenção, captar seu sentimento e oferecer a solução perfeita.
Se um governante baixasse uma norma, de que os bondinhos voltariam a rotina, para levar você ao trabalho, com certeza o preço da passagem do ônibus teria mais valor do que o bondinho no fim de semana para um passeio nostálgico. Em outras palavras, a beleza está na escassez, naquilo que é difícil obter, naquilo que é tratado como relíquia ou que valorizamos, por representar uma história, trazer emoções e sentimentos, a felicidade.
Compreendendo as necessidades e expectativas
Voltando aquilo que faço de melhor, fomentar as pessoas sobre qualidade e sua importância. É preciso compreender as necessidades e expectativas dos clientes para oferecer soluções que os satisfaça. O segredo é sempre se conectar ao cliente, emprestar seus ouvidos, dar a sua atenção, oferecer seu carinho, amor e humanismo, para descobrir exatamente o que ele irá valorizar, em que situação e em quais condições.
O preço existe para nivelar aqueles que fazem coisas iguais, que fornecem com exatidão e rapidez. Pessoas e empresas com filosofia da qualidade, recebem diferente por seguirem caminhos na busca pela satisfação do cliente. Fico triste ao ver o mundo querendo nivelar a qualidade em requisitos legislativos. A qualidade deve ser um diferencial, algo que enobrece aqueles que oferecem algo melhor, que se preocupam em encantar o cliente.
Jornada do cliente
Outra frase de impacto atualmente é a Jornada do Cliente. Empresas estão gastando maravilhas na busca de oferecerem isso, porém, esquecem de ouvir a fonte principal, o cliente. O que ele quer da sua empresa? O que faria o cliente feliz? Quais sentimentos e emoções esses clientes sentem ao fazerem negócios com você?
Vejo empresas de saúde gastando tuchos de dinheiro na transformação digital, mas esquecendo de trabalhar o VIP: atender na hora certa; entregar na hora combinada; tratar com afinidade e respeito; zelar por suas emoções e sentimentos. Eles se esquecem de quantas histórias de sucesso acumulam ao longo de sua trajetória, dos sentimentos que causam ao servir bem seus clientes. Quantos depoimentos poderiam ser compartilhados em consenso com essas pessoas sobre o que sentiram?
Conclusão
É preciso sair do convencional, sair da zona de conforte, ser sincero e adequar o que é feito com aquilo que é vivenciado e percebido. É preciso sair do preço e impor o seu valor. A qualidade é uma ótima ferramenta para que isso aconteça, quando trabalhada de maneira adequada, com foco no cliente ao invés da certificadora. É preciso incorporar práticas que convença os colaboradores a serem especiais, importantes e melhores, para que eles tenham prazer em oferecer sua arte a quem precisa, criando momentos especiais para a vida.
Por Ronaldo José Damaceno, Gestor Executivo de Produção e Qualidade, especializado em crescimento sustentável. Para consultoria, mentoria e treinamentos, entre em contato e CEO da Acreditare Gestores.
Ouça o episódio do Podcast AQFPV no Spotify
Ouça em outras plataformas:
Assista em nosso Canal do YouTube!
Depoimento sobre o Podcast AQFPV
Assista ao depoimento do Cairo Cananea da Conectivo sobre o podcast
Podcast AQFPV no YouTube
Podcast com temas correlacionados
Artigos Correlacionados
Adquira os livros de Ronaldo José Damaceno
Livro A Qualidade Fazendo Parte de Você!
A obra retrata a qualidade como um potencial que se estabelece em crenças do indivíduo perante suas próprias competências e através do envolvimento em atividades rotineiras com afinco, dedicação e amor, de maneira que satisfaça o cliente. O trabalho coletivo, a comunicação autêntica e empática, o afeto, a busca pela melhoria contínua, a criação e o manejo de objetivos, e a felicidade pessoal, são os demais itens inclusos na filosofia da Qualidade como algo que nasce a partir do indivíduo.
Livro: Acredite, você pode ter alta performance!
O livro traz análise profunda das histórias de sucesso de personalidades como Akio Morita, Lee Iacocca, Jack Welch, Steve Jobs, Nelson Mandela, Roberto Marinho, Pelé e Ayrton Senna.
Invista em Mentoria e Treinamento
A Acreditare Gestores oferece mentorias e treinamentos voltados para desenvolvimento de profissionais e equipes de gestores de alta performance. O objetivo é compartilhar experiências e formar pessoas que ocupam cargo de liderança sem o conhecimento e habilidades necessárias para participarem estrategicamente do crescimento sustentável da empresa em que trabalha. Consulte nossos serviços!
Webinar Café & Gestão
Descubra o Webinar Café & Gestão! Comece o seu dia de forma produtiva e inspiradora com o nosso Webinar Café & Gestão! Participe de sessões matinais com especialistas renomados que discutem temas atuais e relevantes sobre gestão e negócios. Expanda sua rede de contatos e adquira insights práticos para aplicar no seu trabalho. Não perca a chance de transformar suas manhãs e impulsionar sua carreira! Acesse nossa playlist e fique por dentro dos próximos eventos.
Negócios da Acreditare Gestores
Artigos sobre Podcast AQFPV
- Descanso e Qualidade: Meditação e Relaxamento para o Sucessopor Ronaldo DamacenoDescubra como meditação, contemplação da natureza e relaxamento podem transformar sua qualidade de vida e elevar seus resultados a níveis superiores.
- Crenças Transformadoras: Liberte-se e Alcance Seus Objetivospor Ronaldo DamacenoQuanto mais fé você tiver em você, mais se apaixonará pelo que faz e qualquer resultado será oportunidade de melhoria em busca do sucesso e da felicidade!
- Correlação do Livro com a Tríade Ser – Fazer – Terpor Ronaldo DamacenoDescubra como o título ‘A Qualidade Fazendo Parte de Você!’ se correlaciona com a tríade Ser-Fazer-Ter, promovendo liderança e melhoria contínua.
- Você é a Diferença que a Gestão da Qualidade Precisapor Ronaldo DamacenoSendo assim, cultive uma mentalidade positiva, fortaleça sua autoconfiança, invista em conhecimentos de gestão e no seu desenvolvimento pessoal e faça diferença
- Você é aquilo que faz diariamente e sistematicamentepor Ronaldo DamacenoSaiba como evoluir sistemicamente, se inspirando em exemplos de sucesso e utilizando do conhecimento para obter resultados superiores.
Apoio
Acreditare Gestores
Onde a excelência em gestão é a nossa especialidade! Constantemente, trabalhamos para oferecer soluções inovadoras, eficientes, eficazes e efetivas. Nosso objetivo é ajudar os nossos clientes a melhorar os recursos por meio do conhecimento, da produção, dos processos, da qualidade e da maximização dos resultados. Fazemos isso por meio da gestão de alta performance.
Entrevista Acreditare
Se você aprecia conversas extrovertidas, inteligentes e inspiradoras, a Entrevista Acreditare é perfeito para você. Acreditare traz entrevistas com pessoas que são destaque em suas áreas e que criaram uma trajetória de sucesso, utilizando os conceitos e princípios da Qualidade.
Podcast Você em Evidência
Você em Evidência é a sua chance de brilhar! O projeto foi desenvolvido para ajudar empreendedores, palestrantes e empresários a se destacarem e conquistarem autoridade em suas respectivas áreas de atuação. Com objetivo claro de transformar sonhos em realidade por meio de estratégias comprovadas.
newsletter
- Venda: Resultado de Relacionamento, Confiança e ExperiênciaAcreditare trouxe Paulo Pontes, Gerente de Contas de Produtos de Tecnologia Médica, para uma conversa sobre a importância da qualidade na gestão comercial
- Ronaldo Damaceno é Convidado no Evento Pixeon Open 2022Ronaldo Damaceno no Pixeon Open 2022: Parceria com ERP SMART eleva qualidade e eficiência em gestão executiva para clínicas de saúde com Acreditare Gestores.
- Ronaldo Damaceno é Homenageado pela Conquista da ONARonaldo José Damaceno é Homenageado pela Conquista da Acreditação ONA e Manutenção da ISO 9001 na Transduson Medicina Diagnóstica por seus sócios e equipe.
3 comentários em “Superando Obstáculos com Paixão e Dedicação”
Pingback: Você é aquilo que crê! - RONALDO DAMACENO
Pingback: Melhore seus resultados com gestão de alta performance
Pingback: Faça a diferença diariamente com Alta Performance